quarta-feira, 4 de abril de 2012

CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL-(40 HORAS)
UNIDADE: 2
ATIVIDADE: PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM-HISTÓRIAS INFANTIL
NOME: CRISTINA, DÉIA, DOSANJOS, GENISSE, GISLANE E VALDIRENE
ESCOLA: C.M.E.I MARIA DA GLÓRIA ALVES
FORMADORAS: JENÚZIA E JOSIANA
1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
          Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura.
          Contar histórias é e sempre será uma maneira de estimular a imaginação e o desenvolvimento da linguagem oral, além de contribuir para a formação efetiva e emocional.
          A literatura infantil é responsável pela formação de uma nova mentalidade.
           Tendo em vista despertar nos alunos um olhar lúdico e moderno, aprimorarmos o desenvolvimento deste projeto afim de que além de influenciar a prática de leitura, também estabelecer benefícios proficientes na sociedade moderna e na imaginação para o reino encantado.
          Iremos trabalhar com quatro tipos diferentes de contos, os quais representam a identificação de cada turma da nossa escola como: sala 1- Branca de Neve e os Sete Anões, sala 2- Cinderela, sala 3 - Os Três Porquinhos e sala 4- Chapeuzinho Vermelho. Com o auxilio da professora de contos, trabalhamos sempre integradas aos objetivos da escola e das crianças.
          E com o uso da tecnologia como recurso didático ajuda a enriquecer o processo de aprendizagem.
2. Objetivo principal
Proporcionar aos alunos a visualização e exploração dos contos em DVDS e livros ilustrativos ajudando assim, a criança a identificar os personagens principais e linguagem oral.

3. Objetivos específicos
          - Identificar os personagens de cada um desses contos;
          - Identificar as histórias através da ilustração de cada recurso usado como: DVD ou livro;
          - Descrever oralmente os fatos históricos e os diferentes tipos de cenários e personagens;
          - Possibilitar um instrumento e ambiente onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
          - Estimular a importância do “contar histórias” no contexto familiar;
          - Valorizar o conto (popular de fadas) como parte de tradição dos povos;
          - Motivar valores;
          - Dramatizar histórias, por meio de expressões faciais, orais e danças;
          - Identificar soluções e conflitos presentes nos contos;
          - Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
         - Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criança e de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
          - Estimular percepções visuais e coordenação motora;
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
           Português:
        - Apreciação da leitura feita pela professora;
        - Linguagem oral descrevendo os fatos históricos e os diferentes tipos de cenários e personagens;
          - Fazer rodinha com as crianças para discutir, trocar idéias sobre os fatos e acontecimentos da história que acabou de ser contada;
         - Dramatização das histórias conhecidas onde as crianças sejam as personagens ou vestidas a caráter.
         - Confecção de livros;
         - Músicas e brincadeiras/fazer rodinha.
Matemática:
         - Explorar cores e quantidades de personagens;
          - Interpretar situações problemas envolvendo os conceitos básicos.
Ciências:
         - Apreciar os movimentos rítmicos das crianças aprimorando o desenvolvimento corporal.
         - Resolução de conflitos levando em conta a um final feliz, sentindo emoções importantes na vida como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações.
História:
          - Analisar os diferentes momentos de épocas da história e dos recursos globalizados.
         - Caracterizar de vestes e ou ambientes de época.
         - Sentir as emoções através de recursos tecnológicos como uma sala de cinema
Usando a Data Show.
Geografia:
         - Apreciar o ambiente virtual distinguindo momentos diferenciados do ambiente (ao da sala na cadeira e mesa e do espaço virtual).
Artes visuais:
           - Atividades diversas como: pintura, desenho, recorte, colagem, confecção de fantoches, dobraduras castelos, casinhas e outros.
         5. Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de exceção das ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e subprodutos esperados):
          O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

Ação 1:
          Considerando as expectativas e potencialidades dos alunos, levamos em conta os procedimentos dos mesmos diante dos fatos explorados. Nas duas primeiras semanas trabalharemos ações que envolvam: português, matemática e ciências usando os conteúdos propostos na mesma. E em cada dia dessa semana teremos uma hora e meia para a conclusão envolvendo os próprios alunos e professores.
Ação 2 :
          Os procedimentos serão desencadeados com os seguintes conteúdos: história, geografia e artes visuais. Desenvolvendo atividades utilizando diferentes recursos tecnológicos, como o Notebook, a Data Show ou até mesmo TV, DVD e MP3. Com duração de mais duas semanas, que ao final do projeto concluirá em um mês, envolvendo os próprios alunos e professores.
6. Tempo de realização do projeto
          Levando em conta todo o procedimento das ações o projeto terá um mês de duração.
7. Material total de realização do projeto
        - Notebook, internet;                            
        - TV, DVD, e Data Show;
        - CD de histórias; MP3
        - Tapetes
        - Fantoches de diversos tipos;
        - Cenário para apresentação de fantoches e em vídeos como data show (ambiente de cinema);
        - Lápis de cor, giz de cera, sulfite, palitos, palhas, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo (artes visuais), cola, tesoura e pincel;
        - Livros de literatura infantil;
        - Materiais recicláveis como: caixa de leite, garrafa peti e outros;
        - Os próprios alunos.

8. Fontes de pesquisa
          Internet
          Livros didáticos
          Revistas

9. Formas de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
Avaliação
          É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro universo mágico e encantador dos livros em sala de aula, filmes, vídeos e conseqüente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
          - Observar os comportamentos atitudinais durante a realização de todos os recursos sugeridos do projeto e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplinas, organização e espontaneidade.
          - Expor os materiais produzidos durante o projeto e promover bailes de máscaras relacionados aos personagens.
          - Montar fotos em slide durante a realização do projeto e mostrar aos alunos.            

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